segunda-feira, 19 de outubro de 2015

8 dicas para alavancar seu networking

por Fernanda Bottoni
Não basta ser um bom profissional. Se você quer crescer na carreira de verdade vai precisar – e muito – de uma boa e ativa rede de contatos. O nome pode até ser um pouco assustador, mas, na prática, não é nenhum bicho de sete cabeças. Quer ver? Confira as dicas da master coach Flávia Lippi e comece agora mesmo a cuidar do seu networking.
1 – Um bom começo para o networking é buscar contatos de ouro que já passaram pela sua vida e se perderam em algum momento. “Você pode retomar a conversar com um velho amigo e, no aniversário dele, por exemplo, conhecer um outro amigo que trabalha na sua área”, explica a especialista. Aqui valem amigos de escola, ex-chefes, colegas de faculdade e até aqueles antigos vizinhos com quem você tinha a maior amizade.
2 – Encontrar essas pessoas, hoje em dia, com tantas redes sociais à disposição, não vai ser nenhum grande problema. “Já vi casos em que um profissional localizou seus amigos de infância e criou um grupo no Whatsapp”, diz Flávia.
3 – Encontradas as pessoas, uma boa forma de resgatar esses contatos é contar histórias comuns que faziam vocês rirem em alguma época. Mas atenção: não tente fazer isso com pessoas com quem você não tinha afinidade ou chegou a ter algum problema de relacionamento. “Esses problemas não se resolvem sozinhos só com o passar do tempo.”
4 – Fora das redes sociais também é necessário fazer networking, claro. É possível, por exemplo, que você encontre um antigo colega num restaurante. A dica é ir até ele, sim, e se apresentar para que ele se lembre de você. “Se for alguém que você não conhece mas quer muito estabelecer um contato, também pode ir até lá e dizer ‘acho que você é a pessoa tal etc’”, sugere Flávia. A dica – sempre – é ser muito gentil nessa hora e observar se sua atitude não está incomodando ninguém. Ao menor sinal de constrangimento, peça desculpas pelo incômodo e retire-se antes de forçar a barra.
5 – Segundo Flávia, é fato que um relacionamento só cresce se existir interesse mútuo. Portanto, se você perceber que a outra parte não está genuinamente interessada, desista e parta para outra. Isso também vale para pessoas por quem você não tem interesse – não insista. O melhor é se concentrar em relacionamentos bons (e agradáveis) para ambos os lados.
6 – Se você retomar um antigo contato com um colega de escola, por exemplo, e souber que ele está agora trabalhando numa empresa que interessa a você, não há problema em perguntar se ele pode dar algumas dicas ou indicar seu nome para uma vaga específica. “Desde que você deixe claro que entende perfeitamente se a pessoa não puder ajudar”, diz Flávia.
7 – Agora, se estiver fazendo o primeiro contato com alguém que você ainda não conhece, você deve explicar quem é, o que faz, como chegou até ele e por qual motivo. “Você não pode telefonar par um cara que nunca viu para dizer que ele é fofo e você adorou um livro que ele leu”, diz ela. Bom senso nunca é demais.
8 – Uma dica muito importante é entender que a rede de contatos deve ser alimentada sempre – e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Afinal quem lembra dos “amigos” só para pedir ajuda certamente perde pontos e amizades.
- See more at: http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/8-dicas-para-alavancar-seu-networking/#sthash.zevPKElA.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário