terça-feira, 6 de outubro de 2015

Bate-papo com...

Entrar no mercado de trabalho é uma decisão muito difícil para todos os estudantes. Decidir quando começar um estágio, onde trabalhar, qual tipo de programa aplicar não é fácil. Algumas pessoas acham que tem certeza do que querem fazer ( sorte a deles) e outras passam anos e anos tentando descobrir o que gostam. Esse post é destinado a todos os estudantes que estão procurando seu primeiro trabalho e também para aqueles que acabaram de começar e estão na dúvida do que querem fazer no futuro.Para ajudar todos vocês, conversei com duas pessoas que passaram recentemente por essa etapa da vida.

Erick Ferrer, 25 anos,  americano e trainee em finanças na GE. Atualmente ele está morando no Brasil como parte do programa. Diferentemente daqui, nos Eua os estudantes costumam fazer Summer internships com duração de 3 meses, então esse primeiro contato com o mundo profissional é menor comparado ao brasileiro. As dicas que ele deu para vocês que estão entrando agora no mercado de trabalho foram: 
- Erre, agora é a hora de errar e isso faz parte do seu aprendizado;
- Descubra a posição que você deseja alcançar, converse com essas pessoas pois cada um teve um caminho diferente;
-Tenha um “board director” ou seja, mentores tanto para sua vida profissional quanto pessoal;
- Seja paciente;
 - Aprenda a administrar suas finanças, guarde 20% do seu salário para o seu futuro;

Anna Ishisaki, 22 anos, brasileira e analista na area comercial da GE também contou algumas dicas para vocês:
- Não se desespere, você não tem obrigação de saber o que gostaria de ser e muito menos de gostar do que faz. Errar é perfeitamente normal e esperado ... você sabia que gostava (ou não) de uva até experimentar? Então, pois é.
- Não espere amar 100% do que faz. Assim como em um grande grupo de amigos, onde é normal você ter menos afinidade com alguem, as suas tarefas durante o trabalho tambem serão assim, sempre terá alguma que você não se identifica tanto ou realmente não gosta
-Sabe cerveja? Grande parte das pessoas tiveram que tentar beber diversas vezes até se acostumar com o gosto e dizem que quanto mais velho você fica, mais facil é beber a cerveja, pois suas papilas gustativas tambem envelhecem e ficam mais tolerante ao amargo. Pois é, tolerar algumas coisas do trabalho tambem são assim.  É pouco provavel que você ame 100% das coisas que faça, mas conforme você envelhece e passa por diferente experiencias, amadurece, mais facil é lidar com certas coisas, então não se desespere!!!
- Por ultimo e não menos importante, seja curioso. Você acaba de entrar em um novo mundo, bastante incerto, por sinal. Mas, se independente da situação que você estiver, você for curioso e aprender o maximo que puder de tudo que você considerar importante para seu desenvolvimento, ... há altas probabilidades de você chegar em seu alvo mais rápido do que imagina.

Espero ter ajudado com essas dicas e um agradecimento especial para esses dois convidados!
“Obrigada, Anna!! Thank you, Erick!!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário