domingo, 29 de novembro de 2015

Como lidar com o seu chefe

Você já cansou de saber que os nascidos a partir da década de 80, os pertencentes à geração Y, têm características que muitas empresas admiram, como ser empreendedor, gostar de desafios e ter pressa de subir na carreira. Mas tudo isso também costuma causar conflitos no ambiente de trabalho, principalmente quando o chefe é da geração anterior. Confira as dez lições para melhorar essa convivência. Responda também a enquete sobre como você vê seu chefe e veja ainda um levantamento sobre a imagem que vocês fazem um do outro.
Sua carreira – Diante desses conflitos com o chefe, uma alternativa é jogar a responsabilidade nesse profissional que está há muito mais tempo na empresa e que você pode até considerar ultrapassado. É bom avaliar, no entanto, se não vale à pena enfrentar o desafio de aprender a lidar com seu gestor, sem perder suas características. Afinal, seu ele pode ter levado cerca de 20 anos para chegar ao cargo e certamente traz um conhecimento sobre a empresa que nenhum curso consegue dar. Aliar isso ao que você já sabe pode ser um fator para projetar sua carreira.
Conflitos – Certamente seu chefe também enfrentou um choque de gerações quando começou na empresa, afinal essa história é bem antiga e sempre se repete. Segundo especialistas, os conflitos atuais se dão principalmente porque os jovens profissionais trazem a ansiedade em subir rápido na carreira, a falta de cuidado com a hierarquia e com o envolvimento nas tarefas, além da arrogância e por achar que está preparado para desafios maiores. Os chefes resistem em admitir que esta geração possa produzir mesmo ouvindo música com fone de ouvido, em contato com as redes sociais, sendo mais informal no trato com os colegas e gestores e até com jornada de trabalho flexível.
Resultado – Ser um bom profissional e cumprir sua tarefa pode ser a principal forma de evitar ou amenizar esses conflitos com o chefe e ganhar espaço para sugerir e implantar mudanças. Segundo os especialistas, quem entrega o resultado do trabalho costuma sofrer menos resistência dos superiores. Com a diminuição dos atritos nesse inevitável choque de gerações, seu gestor pode se transformar em um aliado importante para quando você propor, por exemplo, os horários flexíveis, reuniões mais informais e até uma promoção.
Reunimos abaixo as principais dicas dos especialistas para você conseguir evitar os pontos de conflito com seu chefe e tirar um melhor proveito dessa experiência para sua carreira:

Originalmente publicado em: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/carreira/saiba+lidar+com+seu+chefe+e+se+destaque/n1237860764991.html

Um comentário: